Rick Ross, nome artístico de William Leonard Roberts, (Coahoma County, Mississippi, 28 de Janeiro de 1976) é um rapper afro-americano, (conhecido também com nome alternativo Rick Ro$$) também é conhecido como Officer Ricky por ter trabalhado como agente penitenciario em Miami). Mora no norte deMiami em Dade County. Em 2006, lançou seu primeiro CD, Port of Miami, vendendo cerca de 722 mil, o lhe que trouxe muita fama e repercussão. Suas maiores inspirações são: Big Daddy Kane, 2pac, Ice Cube, Notorious B.I.G., JT Money e Trick Daddy. Um de seus projetos paralelos, e que vem lhe trazendo um grande lucro é o site pornográfico IntheVIP.com
Curtis James Jackson III, mais conhecido pelo seu nome artístico 50 Cent (South Jamaica, 6 de julho de 1975), é um rapper, ator e empresário norte-americano. Ele chegou à fama com o lançamento dos álbuns Get Rich or Die Tryin' (2003) e The Massacre (2005). Get Rich or Die Tryin' obteve a certificação de platina seis vezes pela RIAA e vendeu cerca de 13 milhões de cópias em todo o mundo. Seu disco The Massacre foi certificado cinco vezes pela RIAA e vendeu 11 milhões de cópias.
Nascido em South Jamaica, Queens, Jackson iniciou no tráfico de drogas com onze anos, durante a epidemia do crack da década de 1980. Depois de deixar o tráfico de drogas para começar uma carreira no rap, ele foi baleado por nove tiros durante um incidente em 2000, depois de tal acontecimento Jackson recebeu uma operação médica de alto risco, apesar que isso indicaria que o atirador era alguém a quem Jackson estava devendo dinheiro por drogas. Após o lançamento do álbum Guess Who's Back?, Jackson foi descoberto pelo rapper Eminem e assinou contrato com a Interscope Records. Com ajuda de Eminem e de Dr. Dre, que produziu o seu primeiro maior sucesso comercial, 50 Cent tornou-se um dos rappers com mais vendas no planeta. Em 2003, fundou a G-Unit Records, com seus parceiros do grupo G-Unit: Tony Yayo, Young Buck e Lloyd Banks.
50 Cent envolveu-se em várias brigas e discussões com outros rappers, incluindo Ja Rule, Fat Joe, Jadakiss, Cam'ron, Rick Ross e os ex-membros do G-UnitThe Game e Young Buck. Ele também prosseguiu na carreira de ator, atuando no filme semi-autobiográfico Fique Rico ou Morra Tentando, em 2005, A Volta dos Bravos, em 2006, e As Duas Faces da Lei, em 2008; e em 2012, participou de um episódio do spin-off da série Bones, The Finder. Nesse ano, sua fortuna foi acrescida em $150 milhões de dólares, o que faz ele ser considerado o rapper mais bem-sucedido financeiramente daquele ano. Em 2009, 50 Cent foi escolhido como o sexto melhor artista da década e o sexto mais bem-sucedido entre 2000-2009 pela revista estadunidense Billboard. A Billboard também o nomeou como o melhor cantor de rap deste período.
[editar]
Infância e juventudeBiografia
[editar]
Curtis Jackson III cresceu no bairro de South Jamaica, Queens, na cidade de Nova Iorque, sem a presença do pai e somente com a companhia de sua mãe, Sabrina, que era traficante de cocaína na região. Ela deu à luz Curtis com apenas quinze anos e acabou falecendo em 1988, quando ele estava com a idade de doze anos. Sabrina ficou inconsciente após colocarem drogas em sua bebida, e teve o gás de seu apartamento ligado e as janelas fechadas. Após seu falecimento, Curtis foi levado para morar na casa dos avós junto com outros oito tios e tias. Ele relembra: "Minha avó me disse: 'Sua mãe não virá para casa. Ela não irá voltar para buscá-lo. Você vai ficar com a gente agora.' A partir deste momento eu comecei a me adaptar um pouco mais com as ruas."
Jackson começou a lutar boxe por volta dos onze anos. Aos quatorze, um vizinho abriu uma academia de boxe para as crianças e adolescentes da localidade. "Quando eu não estava matando tempo na escola, estava lutando no ginásio ou vendendo crack na esquina", afirma. Em meados da década de 1980, ele competiu nas Olimpíadas Júnior como um pugilista amador. Ele relata: "Eu era competitivo no ringue, e o hip hop também é competitivo demais… Acho que os rappers em si tem um pouco de boxeadores, pois todos eles querem sentir como é ser campeão." Com doze anos, Jackson começou a participar do tráfico de narcóticos enquanto seus avós pensavam que ele estava em um programa da escola. Ele levava o dinheiro das vendas e também armas para a escola. No décimo grau, foi pego em um detector de metal na Andrew Jackson High School. Declarou, mais tarde: "Eu estava envergonhado pois fui preso assim… Depois que eu fui preso, parei de esconder. Eu falava abertamente para a minha avó 'Eu vou vender drogas'."
Em 29 de junho de 1994, Jackson foi preso por ajudar a vender quatro frascos de cocaína a um policial disfarçado. Ele foi detido novamente três semanas depois, quando a polícia vasculhou sua residência e encontrou heroína, pedras de crack e uma arma de partida. Ele foi sentenciado de três a nove anos de prisão, mas serviu seis meses em um acampamento policial e foi liberado. Jackson afirma que nunca fez uso da cocaína, somente a vendeu. Adotou o apelido de "50 Cent" como referência a Kelvin Martin, um assaltante do Brooklyn também conhecido pela alcunha de 50 Cent. Jackson escolheu este nome "porque ele diz tudo que eu quero dizer. Eu sou o mesmo tipo de pessoa que 50 Cent foi. Eu providencio para mim tudo o que necessito."
[editar]1996:2000 - Início da carreira
Jackson começou a cantar rap no porão de um amigo que usava turntables para gravar músicas instrumentais. Em 1996, um amigo o apresentou a Jam Master Jay, DJ do Run-D.M.C., o qual estava organizando sua gravadora, a Jam Master Jay Records. A primeira aparição oficial de Jackson no meio da música foi na canção React, com o grupo Onyx, no álbum Shut 'Em Down, de 1998. Ele creditou Jay como a principal influência para escrever bons raps. Jay produziu o primeiro álbum de 50 Cent, que no entanto nunca foi lançado. Em 1999, após sair da Jam Master Jay Records, produtores destacados no ramo musical o convidaram para fazer parte da Columbia Records. Eles o colocaram em um estúdio no noroeste de Nova Iorque, onde Jackson gravou trinta e seis músicas em duas semanas. Oito delas foram incluídas no seu não-oficial álbum Power of the Dollar, lançado em 2000. Ele começou a agora extinta gravadora Hollow Point Entertainment com seu amigo de G-Unit, Bang 'Em Smurf.
2000-2001: TiroteioA popularidade de Jackson começou a aumentar consideravelmente após o lançamento de seu primeiro single, How to Rob, o qual escreveu em meia hora enquanto se dirigia ao estúdio. A música explica comicamente como roubar os famosos. Os rappers Jay-Z, Kurupt, Sticky Fingaz, Big Pun, DMX, Wyclef Jean e oWu-Tang Clan responderam a canção e Nas recebeu ela positivamente, convidando Jackson a participar de sua turnê promocional do álbum Nastradamus. O single foi programado para ser lançado junto com Thug Love, do grupo Destiny's Child, mas dois dias antes dele gravar o videoclipe de "Thug Love" acabou sendo baleado e foi internado no hospital devido aos ferimentos.
[editar]
Em 24 de abril de 2000, Jackson foi atacado por um pistoleiro, acusado de ser Darryl "Hommo" Baum na casa antiga de seus avôs em South Jamaica. Ele entrou no carro de um amigo, mas voltou a residência para pegar uma joia. Seu filho estava dentro de casa enquanto sua avó estava no quintal da frente. Após voltar para o banco de trás do carro, outro veículo parou perto. Um assaltante, em seguida, caminhou até o lado esquerdo de Jackson com uma pistola 9mm e disparou nove tiros á queima-roupa. Ele foi acertado por todos os tiros: um na mão, um no braço, um no quadril, um em cada perna, um no tórax e outro na bochecha esquerda. O tiro no rosto resultou em uma línguainchada, a perda de um dos sisos e uma pequena mudança na voz de 50 Cent. O seu amigo também foi atingido com uma bala na mão; ambos foram levados ao hospital onde Jackson passou treze dias. Baum, o alegado atirador, foi assassinado três semanas depois. Baum era amigo e guarda-costas do lutador Mike Tyson.
50 Cent lembrou do incidente, dizendo: "Isso acontece tão rápido que você não tem sequer chance de atirar de volta… Eu estava com medo o tempo inteiro e olhava no retrovisor e falava 'Merda, alguém atirou na minha cara!'" Usou um andador durante as primeiras seis semanas, e após cinco meses já estava totalmente recuperado. Quando saiu do hospital, foi com sua então namorada e seu filho para as montanhas de Poconos. O regime e exercícios realizados por 50 Cent lhe fizeram recuperar o físico muscular.
2002-2009: Ascensão à famaEnquanto estava no hospital, ele assinou contrato com a Columbia Records, mas este acabou sendo retirado após 50 Cent compor a música "Ghetto Qu'ran". Incapaz de encontrar um estúdio para trabalhar nos Estados Unidos, Jackson foi para o Canadá. Junto com seu parceiro de negócios Sha Money XL, 50 Cent gravou mais de trinta músicas para mixtapes com o propósito de aumentar a sua reputação. E isto aconteceu, sendo que em 2002, ocorreu o lançamento da mixtape Guess Who's Back?. Agora com maior popularidade e apoiado pelo grupo G-Unit, ele lançou mais um álbum, 50 Cent Is the Future.
[editar]
Em 2002, Eminem ouviu uma cópia do CD Guess Who's Back?, entregado através do advogado de 50 Cent para o seu gerente. Impressionado com o álbum, Eminem convidou Jackson para voar até Los Angeles, onde foi apresentado ao produtor e rapper Dr. Dre. Após assinar um contrato recorde no valor de US$ 1 milhão, 50 Cent lançou outra mixtape: No Mercy, No Fear. Ela destacou uma faixa nova, "Wanksta", a qual foi incluída na trilha sonora do filme 8 Mile.
Em fevereiro de 2003, 50 Cent lançou seu primeiro álbum comercial, Get Rich or Die Tryin'. A Allmusic o descreveu como "provavelmente o melhor álbum de estreia de um rapper na década". A Rolling Stone também o classificou positivamente, com sintetizadores adequados, um flow sereno e um ritmo similar ao funk dos anos 1960. O álbum estreou na primeira posição da Billboard 200, vendendo 872 mil cópias nos quatro primeiros dias. O principal e primeiro single, In da Club quebrou os recorde como a canção mais ouvida na Billboard de todos os tempos em apenas uma semana. A Interscope concedeu a 50 Cent sua própria gravadora, a G-Unit Records. Ela foi formada originalmente por Cent, Lloyd Banks, Tony Yayo e Young Buck, os membros originais do G-Unit. Em março de 2005, Jackson lançou o seu segundo álbum de estúdio, intituladoThe Massacre, o qual vendeu 1,14 milhões de cópias nos quatro primeiros dias (sendo o número mais alto em um ciclo de vendas abreviado) e ficou na primeira posição da Billboard 200 por seis semanas. Ele se tornou o primeiro artista a ter três singles no top cinco da Billboard na mesma semana com "Candy Shop", "Disco Inferno" e "How We Do". A Rolling Stone notou que "a principal arma de 50 é a sua voz, implantando uma sonoridade semelhante a um tenor amador na maioria das canções".
Em 10 de setembro de 2008 ele confirmou no programa Total Request Live da MTV o lançamento do seu quarto álbum de estúdio, Before I Self Destruct: "Ele já está pronto e será lançado em novembro". Em 5 de janeiro de 2009, lançou o primeiro single deste, I Get It In, o qual foi produzido por Dr. Dre.[carece de fontes] A lista oficial das músicas que estariam presentes foi divulgada no mesmo dia. Em 3 de setembro, Jackson lançou o vídeo da música "Flight 187", a qual introduzia sua nova mixtape. Este ascendeu a rivalidade que há entre 50 Cent e Jay-Z. O álbum foi oficialmente lançado nos Estados Unidos em 9 de novembro de 2009. Após uma discussão com Game, 50 Cent convidou Olivia e o tradicional grupo Mobb Deep para entrarem na G-Unit Records, e ambos aceitaram. Spider Loc,M.O.P., 40 Glocc e Young Hot Rod ingressaram posteriormente. Jackson demonstrou interesse em trabalhar com rappers que não pertenciam ao G-Unit, como Lil' Scrappy da BME, LL Cool J da Def Jam, Mase da Bad Boy Records e Freeway da Roc-A-Fella, os quais gravaram com ele. Em setembro de2007, 50 Cent lançou seu terceiro álbum de estúdio oficial, chamado Curtis, o qual foi inspirado no que aconteceu antes do lançamento de Get Rich or Die Tryin'. Ele estreou na segunda posição da Billboard 200, vendendo 691 mil unidades na primeira semana, permanecendo atrás de Graduation, de Kanye West, com quem disputou a liderança das vendas, já que os dois discos foram lançados no mesmo dia.
[editar]2010-presente: Novo estilo
Em maio de 2010, 50 Cent se apresentou à imprensa 25 quilos mais magro, para viver um jogador de futebol com câncer no filme Things Fall Apart. No dia 3 de setembro, o rapper mostrou apoio a seu antigo mentor Eminem, e apareceu na turnê "Home & Home Tour", de Eminem e Jay-Z, onde cantou hitscomo "Crack a Bottle", e apareceu junto com Dr. Dre, desmentindo boatos de que 50 não trabalhava mais com o produtor Dre. 50 Cent fez uma participação especial no novo álbum de Michael Jackson, chamado Michael, na canção "Monster".50 Cent anunciou em uma entrevista ao site ContactMusic que estaria no trabalho de um novo álbum, chamado Black Magic, inspirado nas discotecas daEuropa, pertencendo ao estilo musical conhecido como eurodance. Para isto ele comunicou sua primeira turnê da carreira em 21 de abril, a The Invitation Tour, que começou no fim de maio. Pouco tempo depois, o artista anunciou que desistiu da ideia porque as letras até então escritas não se encaixavam no quesito de Black Magic (que em português significa Magia negra). Também confirmou que está trabalhando em um quinto álbum de estúdio, Street King Immortal.[carece de fontes]
[editar]Projetos fora da música
Jackson também atua em diversos campos fora da música. Em novembro de 2003, ele assinou um contrato de cinco anos com a Reebok para distribuir um novo tipo de tênis da sua companhia de moda, intitulado "G-Unit Sneakers". Ele apareceu como dublador e protagonista do jogo 50 Cent: Bulletproof, o qual foi lançado para PlayStation Portable, Xbox e PlayStation 2. A sequência deste jogo, 50 Cent: Blood on the Sand, foi lançada no início de 2009. 50 Cent trabalhou com a Glacéau para criar uma bebida energética chamada "Formula 50". Em 2007, a Glacéau foi comprada pela Coca-Colapor 4,1 bilhões de dólares. A Forbes estima que a participação de Jackson na empresa fez com que ele arrecadasse cerca de $100 milhões com os impostos. 50 Cent se uniu com a marca Right Guard para lançar um perfume chamado Pure 50 RGX Body Spray e um preservativo conhecido como Magic Stick Condoms, sendo que ele doou parte do dinheiro arrecadado para tratamento do HIV.Ele também assinou um contrato plurianual com a Steiner Sports para doar toda as suas memorabílias.
Em agosto de 2005, pouco tempo antes de atuar em Get Rich or Die Tryin', 50 Cent lançou sua autobiografia intitulada From Pieces to Weight: Once upon a Time in Southside Queens. Nele, Jackson explora as forças culturais e econômicas que levam ele a vender cocaína e crack, detalhes sobre como é a vida de um traficante de drogas, e em seguida, como um rapper; e ele também reflete seus atos e pensamentos sobre a sociedade e o mundo que vive. Em 4 de janeiro de2007, 50 Cent lançou sua própria marca produtora de livros, a G-Unit Books no Time Warner Center. Ele também co-escreveu The Ski Mask Way, uma novela que conta sobre um traficante de drogas que em pouco tempo tenta roubar seus patrões. Está para ser transformada em um filme. Jackson afirmou que leu o livro The 33 Strategies of War de Robert Greene, inspirando-o a fazer o best-seller The 50th Law, uma versão urbana de The 48 Laws of Power. Em maio de 2009, ele iniciou um reality show na MTV chamado 50 Cent: The Money and the Power, onde o vencedor do programa, Ryan, ganhou $ 100.000 para investir em negócios.Em 2005, 50 Cent fez uma aparição no episódio "Pranksta Rap" da série Os Simpsons, onde ele falava de seus problemas jurídicos. Neste mesmo ano, ele estrelou ao lado de Terrence Howard seu filme semi-autobiográfico, Get Rich or Die Tryin'. Ele também atuou em Home of the Brave, de 2006, onde viveu o papel de um soldado americano que retornava da Guerra do Iraque traumatizado por assassinar uma mulher iraquiana. Além disso, em 2008 no filme Righteous Kill ele fez o papel de um lutador que está na Prisão de Angola; onde contracena com Nicolas Cage, Al Pacino e Robert De Niro. Ele iniciou duas companhias de filmes: a G-Unit Films em 2003, a qual foi substituída pela Cheetah Vision em 2008. Em agosto de 2007, 50 Cent manifestou interesse em criar uma empresa de suplemento alimentar junto com o seu filme Spectacular Regret.
[editar]Vida pessoal
Jackson possui uma tatuagem de "Marquise" com um machado no seu bíceps direito. Ele explica: "O machado é porque eu sou um guerreiro. No entanto, eu não quero que ele seja um". Ele ainda possui outras tatuagens, com o texto de "50", "Southside" e "Cold World" em suas costas, porque "eu me considero um produto deste lugar. Está nas minhas costas, portanto, isso tudo está atrás de mim". 50 Cent teve um caso em 2003 com a atriz Vivica A. Fox. Depois de alguns meses, ele anunciou sua separação quando imagens de um ensaio fotográfico que ela fez para a revista "Today's Black Woman" foram feitas sem conhecimento de Jackson.Em 13 de outubro de 1997, a então namorada de Jackson Shaniqua Tompkins deu à luz seu primeiro filho, Marquise Jackson. O nascimento do filho de Jackson mudou toda a sua vida, conforme ele mesmo declarou: "quando meu filho entrou na minha vida, minhas prioridades mudaram, porque eu queria ter o relacionamento com ele que eu não tive com meu pai". Ele credita seu filho como o inspirador para prosseguir na carreira do rap, e é uma motivação "para entrar em uma direção diferente". Tompkins mais tarde processou 50 Cent no valor de US$ 50 milhões alegando que ele disse que iria cuidar da sua vida. O processo, que incluía quinze reivindicações de Shaniqua, foi posteriormente indeferido pelo juiz, o qual alegou que esta era "um conto infeliz de um relacionamento amargo e azedo". Em fevereiro de 2009, o pedido foi cancelado por ser considerado uma apelação.
Em 2005, 50 Cent manifestou apoio ao presidente George W. Bush, que havia sido criticado pelo também rapper Kanye West pela demora na ajuda as vítimas do Furacão Katrina. Ele alegou que Bush estava certo e que, se pudesse votar, teria dado o voto a ele. Mais tarde, ele afirmou que "Bush tem menos compaixão que metade dos seres humanos. Em todos os meios, eu não tenho nada parecido com o que Bush é." Em 2007, a Forbes reconheceu a riqueza de 50 Cent, colocando-o como o segundo rapper mais rico do mundo, atrás somente de Jay-Z.
Atualmente reside em uma mansão na cidade Farmington, Connecticut, que anteriormente pertencia ao ex-boxeador Mike Tyson. Jackson a colocou em venda no ano de 2007 sob o valor de US$ 18.5 milhões, para morar mais perto de seu filho que reside em Long Island. Em 12 de outubro de 2007, o prefeito de Bridgeport decretou o "Dia de Curtis Jackson - 50 Cent". Ele foi homenageado com a chave da cidade e uma proclamação oficial. Uma das casas que 50 Cent comprou em Nova Iorque por 2,4 milhões de dólares em janeiro de 2007 no centro do processo movido pela sua ex-namorada, pegou fogo em 31 de maio de 2008, enquanto ele estava em Louisiana gravando cenas de um filme.
Em dezembro de 2008, 50 Cent afirmou à imprensa canadense que havia sido afetado pela recessão, perdendo milhões de dólares no mercado de ações. Ele também disse que foi incapaz de vender a sua mansão em Connecticut e adiou Before I Self-Destruct pela crise econômica. Em novembro de 2009, ele ganhou uma ação judicial contra aTaco Bell, que havia criado uma cadeia de fast-food com o seu nome para promover a marca sem a sua devida permissão.
Em dezembro de 2010, 50 Cent foi processado por Tyrone Simmons por violação dos direitos autorais na canção "I Get Money", que apareceu no álbum Curtis.
[editar]
Shaffer Chimere Smith (Camden, 18 de Outubro de 1979), mais conhecido pelo seu nome artístico Ne-Yo, é um cantor de pop/R&B, compositor, produtor,dançarino e ator norte-americano. Ne-Yo lançou seu primeiro disco em 2006 com 27 anos de idade, chamado In My Own Words.
No ano de 2007 lançou o segundo disco, chamando-se Because of You. Imitando o sucesso do primeiro, estreou também em primeiro lugar na Billboard 200, tornando-se o segundo álbum número um do cantor. Com as músicas de trabalho "Because of You" e "Crazy", esta última com a participação de Jay-Z, Ne-Yo atingiu o topo de paradas pop sem maiores dificuldades. Como prova desta repercussão, o disco vendeu em torno de 250 mil cópias somente na primeira semana, e mais de um milhão e meio no mundo todo até hoje. Ainda no ano de 2007, Ne-Yo participou dos filmes Save the Last Dance 2 e Stomp The Yard eBattle: Los Angeles e Red Tails.
Em 2008 lançou o seu terceiro disco chamado Year of the Gentleman, cujas músicas de trabalhos são Closer, Miss Independent e Mad. Entre seus mais novos hits de sucesso encontra-se "Never Knew I Needed" que é um single promocional para o filme da Walt Disney The Princess and the Frog (br: A Princesa e o Sapo).
Seu quarto álbum de estúdio, Libra Scale , foi lançado em 22 de novembro de 2010. Ele recebeu elogios da crítica por parte dos críticos de música, mas foi um fracasso comercial, Ne-Yo nasceu em Camden, AR.Seus pais eram afro-americanos e músicos.Quando criança, ele foi criado por sua mãe após ela se separar de seu pai. Na esperança de melhor oportunidade, sua mãe se mudou com a família para Las Vegas , Nevada. Enquanto no Las Vegas Academy , Ne-Yo adotou o nome artístico "GoGo" e se juntou a um grupo de R&B chamado Envy. O grupo se desfez em 2000, e Ne-Yo continuou a escrever canções para outros artistas antes de iniciar sua carreira solo.Início da Vida
[editar]Início da Carreira Musical
Depois que o grupo Envy se desfez em 2000, a Columbia Records assinou com Ne-Yo, mas o contrato acabou antes que ele pudesse lançar seu álbum já gravado. O cantor Marques Houston passou a ouvir " That Girl ", que Ne-Yo tinha planejado para liberar como single de seu então álbum. Houston regravou a canção, e a lançou como um single para o seu álbum em 2003. O lançamento da canção levou Ne-Yo ao reconhecimento como um compositor. Nos anos seguintes Ne-Yo continuou a escrever músicas para diversos cantores A descoberta veio quando Ne-Yo escreveu Let Me Love You para o cantor americano Mario . A música alcançou o número um na Billboard Hot 100 , ficando no topo por nove semanas. Depois do sucesso Tina Davis, representante da A&R para a Def Jam Recordings , conseguiu uma reunião informal com a gravadora, apesar de não buscar um contrato na época a Def Jam assinou com o cantor.
[editar]2006-2007: In My Own Words e Because of You
No início de 2006, Ne-Yo lançou seu primeiro álbum, In My Own Words , através da Def Jam com o sucesso So Sick o CD estreou na primeira posição da Billboard 200 vendendo mais de 300 mil cópias na primeira semana e sendo classificado como disco de platina pela RIAA.
As músicas When You're Mad e Sexy Love também foram grandes sucessos.
Seu segundo álbum, Because of You , foi lançado em 01 de maio de 2007, e, com seu primeiro single, estreou no número um na Billboard 200, vendendo 251 mil cópias nos Estados Unidos, o feito deu Ne-Yo seu segundo número e um álbum. Também foi classificado como disco de platina pela RIAA.
[editar]2008-2009: Year of the Gentleman
O terceiro álbum de Ne-Yo, Year of the Gentleman , foi lançado internacionalmente em 5 de agosto de 2008.O álbum vendeu 250 mil cópias em sua primeira semana nos Estados Unidos, estreando naBillboard 200 no número dois. Os singles Miss Independent e Closer foram grandes sucessos que levaram o álbum a ser indicado como Melhor Álbum R&B no Grammy Award
A canção Mad chegou ao numero 11 da Billboard Hot100.
Em 2 de setembro de 2009, Ne-Yo lançou um álbum de sucessos chamado The Collectionno Japão. O álbum também foi lançado com uma edição limitada de CD + DVD edição completa com os vídeos musicais de singles e estreou no número quatro no Japão Oricon álbuns gráfico semanal, vendendo 55.625 cópias na primeira semana.
[editar]2010-2012: Libra Scale e R.E.D
Ne-Yo lançou seu quarto álbum de estúdio, Libra Scale , em 22 de novembro de 2010. O primeiro single Beautiful Monster, estreou em 25 de maio de 2010 e foi lançado como um download digital em 8 de junho de 2010 e alcançou o número um no Reino Unido. O álbum estreou no número nove sobre os EUA Billboard 200 , vendendo 112.000 cópias em sua primeira semana. No Reino Unido , o álbum estreou no número 11 na parada de álbuns do Reino Unido , enquanto estreando em número um no Reino Unido Chart R&B .
Na primavera de 2011, Ne-Yo colaborou com rapper americano Pitbull e Nayer em seu single, Give Me Everything , que chegou ao número um na Billboard Hot 100, dando Ne-Yo seu número um EUA como artista convidado.
Ne-Yo também revelou uma entrevista que ele gostaria de colaborar com Chris Brown , Lil Wayne e Drake em seu novo álbum.
Em janeiro de 2012, foi relatado que Ne-Yo, juntamente com sua marca havia se mudado de Def Jam Recordings aos registros da Motown, trocando assim de gravadora.
Em 2012 lançou R.E.D O título do álbum, um acrônimo para a frase "Percebendo Cada Sonho" foi inspirado em experiências pessoais do cantor. Na imprensa do álbum liberar ele explicou "[ele] veio me pisar fora de mim, olhando para a minha vida como ela é hoje e perceber que cada sonho que eu tinha desde o dia em que eu decidi que queria fazer música, cada sonho que eu tive de em seguida, até agora, eu estou definitivamente no caminho para realizá-lo
[editar]Vida Pessoal
Na noite de 12 de novembro de 2010, uma sexta-feira, nasceu sua filha, fruto de seu relacionamento com a namorada Monyett Shaw, chamada Madilyn Grace Smith. Ela estava prevista para chegar ao mundo em janeiro, mas nasceu prematura. Em outubro de 2011, nasceu seu segundo filho, Mason Evan Smith.
Em 2012 se juntou a equipe de Cee Lo Green no reality show musical da NBC, The Voice, como mentor auxiliar. Recentemete Ne-yo assinou com a Universal Music.
Christopher George Latore Wallace (Nova Iorque, 21 de maio de 1972 — Los Angeles, 9 de março de 1997), também conhecido como Biggie Smalls,Big Poppa e Frank White, mas muito mais conhecido pelo apelido The Notorious B.I.G. (Business Instead of Game), foi um rapper estadunidense. B.I.G. entrou na história do rap como o ícone da Costa Leste dos EUA, assim como seu rival, o nova-iorquino Tupac Shakur, que foi o principal representante do rap da Costa Oeste. Christopher nasceu em Bed-Stuy, Brooklyn, New York. Seu pai abandonou a família quando ele tinha dois anos e desde então ficou sob os cuidados de sua mãe. Com a idade de 12 anos já traficava drogas em Bedford-Stuyvesant. Quando abandonou sua vida criminal, acabou realizando o sonho de virar rapper. Gravou uma demo e passou pro então produtor musical, Sean Combs (Diddy). Lançou o criticamente aclamado álbum Ready To Die em 1994, e se converteu na principal figura do rap da Costa Leste dos E.U.A. que tanto rivalizava com a Costa Oeste. Notorious B.I.G. e Tupac tentavam realizar o que parecia impossível: uma união de amizade entre os rappers da Costa Leste e a Oeste, mas quando Tupac sofre um atentado dentro da gravadora de Notorious as coisas mudam e este passa a ver Notorious como um inimigo.
[editar]Ready to Die e casamento Em 4 de Agosto de 1994, Christopher Wallace casou-se com a cantora Faith Evans. Quatro dias depois, Wallace teve seu primeiro sucesso nas paradas pop como um artista solo com o duplo A-side "Juicy / Unbelievable", que alcançou a posição #27 como primeiro single de seu álbum de estreia. Faith Evans havia terminado um romance com Lars Ulrich, baterista do Metallica duas semanas antes.
Ready to Die foi lançado em 13 de setembro de 1994, e alcançou a posição #13 na Billboard 200, chegando a ser certificado platina quatro vezes. O álbum, lançado numa época em que o hip hop da Costa oeste era destaque nas listas de vendas dos Estados Unidos, segundo a Rolling Stone, "quase sozinho ... mudou o foco de volta ao rap da Costa Leste". Ganhou opiniões fortes sobre o lançamento e tem recebido muitos elogios em retrospetiva. Além de "Juicy", o registro produziu dois singles, o platina "Big Poppa", que alcançou a posição #1 na lista de vendas de álbuns de rap nos Estados Unidos, e "One More Chance" com Faith Evans, um remix que se tornou seu single mais vendido.
[editar]Junior M.A.F.I.A. e rivalidade costeira
Em agosto de 1995, o grupo de Wallace, Junior MAFIA ("Junior Masters At Finding Intelligent Attitudes"), composto por seus amigos de infância, lançou seu primeiro álbum intitulado Conspiracy. O grupo incluía rappers como Lil 'Kim e Lil Cease ", que passaram a ter uma carreira solo. O registro foi ouro e seus singles, "Player's Anthem" e "Get Money", ambos com Wallace, foram ouro e platina. Wallace continuou a trabalhar com artistas R&B, colaborando com grupos da Bad Boy 112 (em "Only You") e Total (em "Can't You See"), com ambas atingindo o top 20 da Billboard Hot 100.
Até o final do ano, Wallace foi o artista solo mais vendido do sexo masculino e rapper nas paradas de pop e r&b. Em Julho de 1995, ele apareceu na capa da The Source, com o título "O Rei de Nova York Domina Tudo". Na The Source Awards, ele foi nomeado Melhor Artista Novo (Individual), Letrista do Ano, Performista ao Vivo do Ano, e seu álbum de estréia do ano. Na Billboard Awards, ele foi artista de rap do ano. Em seu ano de sucesso, Wallace se envolveu em uma rivalidade com o West Coast hip-hop de Tupac Shakur, seu ex-associado. Em entrevista à revista Vibe, em Abril de 1995, enquanto servia o tempo em Clinton Correctional Facility, Shakur acusou Sean Combs (Diddy), e Wallace de terem conhecimento prévio de um assalto que resultou em ele ter sido baleado várias vezes e perder milhares de dólares em jóias na noite de 30 de novembro de 1994. Apesar de Wallace e sua comitiva estarem no mesmo estúdio de gravação baseado em Manhattan, no momento da ocorrência, eles negaram a acusação.
“ | O fato de eu estar no estúdio na hora do incidente foi só uma coincidência. Pac não pôde dizer quem realmente fez isso com ele naquela hora. Assim, ele simplesmente jogou a culpa em mim. | ” |
Após sair da prisão, Tupac assinou com a Death Row Records em 15 de Outubro de 1995. Bad Boy Records e Death Row, agora rivais nos negócios, se envolveram em uma briga intensa.
A carreira de B.I.G. estava marcada pelas contínuas disputas entre as gravadoras Bad Boy Records e Death Row Records, quando B.I.G. foi apontado supostamente como o indiretamente responsável pela morte de Tupac Shakur, no dia 7 de Setembro de 1996, porque Tupac, em uma de suas letras revela que teve relações sexuais com Faith Evans, a esposa de B.I.G.
[editar]Life After Death e acidente de carro
Durante as sessões de gravação de seu segundo álbum, provisoriamente chamado "Life After Death ... 'Til Death Do Us Part, mais tarde encurtado para Life After Death, Wallace foi envolvido em um acidente de carro que quebrou sua perna esquerda e limitou-o a uma cadeira de rodas. A lesão obrigou-o a usar uma bengala.
Em janeiro de 1997, Wallace foi condenado a pagar 41 mil dólares em danos na sequência de um incidente envolvendo um amigo de um promotor de shows que afirmou que Wallace e sua comitiva o espancaram devido a um incidente em maio de 1995. Ele enfrentou acusações de agressão criminal pelo incidente que continuam sendo averiguadas, mas todas as acusações de furto qualificado foram descartados. Na sequência dos acontecimentos do ano anterior, Wallace falou do desejo de se concentrar em sua "paz de espírito". "Minha mãe ... meu filho ... minha filha ... minha família ... meus amigos são o que importam para mim a partir de agora".
[editar]Tiroteio em Março de 1997 e morte
Wallace viajou para a Califórnia em fevereiro de 1997 para promover seu próximo álbum e gravar um videoclipe de seu single, "Hypnotize". Em 05 março de 1997 Wallace deu uma entrevista de rádio com The Dog House em KYLD em San Francisco, Califórnia. Na entrevista, ele afirmou que havia contratado um segurança uma vez que temia por sua vida, mas isso era porque ele era uma figura da celebridade, não especificamente um rapper. Life After Death foi agendado para lançamento em 25 de março de 1997. Em 8 de março de 1997, ele apresentou um prêmio de Toni Braxton no 11 º Annual Soul Train Music Awards, em Los Angeles e foi vaiado por algumas pessoas da platéia. Após a cerimônia, após Wallace participar de uma festa organizada pela revista Vibe e Qwest Records no Museu Automotivo Petersen, em Los Angeles. Outros convidados incluíram Faith Evans, Aaliyah, Sean Combs e alguns membros das gangues Crips e Bloods.
Em 09 março de 1997, por volta de 00:30, Wallace foi com sua comitiva em dois Chevrolet Suburbans regressar ao seu hotel após o Corpo de Bombeiros encerrar a festa mais cedo, devido à superlotação. Wallace viajou no banco do passageiro da frente ao lado de seus companheiros, Damion "D-Roc" Butler, o membro do Junior M.A.F.I.A. Lil Cease e Gregory "G-Money" Young. Combs viajou em outro veículo com três guarda-costas. Os dois carros foram guiados por uma Chevrolet Blazer que leveva o diretor de segurança da Bad Boy.
Por volta de 00:45 as ruas estavam cheias de pessoas que estavam saindo do evento. O carro de Wallace parou em um sinal vermelho a (46 m) de um museu. Um Chevrolet Impala preto parou ao lado do carro de Wallace. O motorista da Impala, um homem Afro-americano que vestia um terno azul e gravata borboleta, baixou a janela, sacou uma pistola de 9 milímetros de aço azul e disparou contra o Suburban, quatro balas atingiram Wallace no peito. Os parceiros de B.I.G. levaram ele no Centro Médico Cedars-Sinai, mas ele foi declarado morto às 01h15
Biggie também trabalhou com Michael Jackson. Em 1995, compôs e cantou um rap para a canção "This Time Around" do megastar, e cerca de dois anos depois, estrelou a faixa "Unbreakable", porém esta só seria lançada em 2001, no disco Invincible.
Dwayne Michael Carter, Jr. (Nova Orleans, 27 de Setembro de 1982), mais conhecido pelo seu nome artístico de Lil Wayne, é um rapper americano.Com nove anos, Lil Wayne se juntou a Cash Money Records como o mais jovem membro do rótulo, junto com The B.G.'z, & B.G.. Seus rappers favoritos são2Pac, Eminem, Birdman, Pimp Daddy, U.N.L.V., Big Pun Jay-Z, além do rapper underground JO$H. Assinou com a Cash Money Records quando ainda estava no ginásio. Na tarde de 11 de Novembro de 1994 sua curiosidade teria consequências graves , Wayne encontrou o revolver de seu Padrasto e enquanto brincava com o revolver o rapper atirou acidentalmente no seu próprio peito e por pouco não morreu. Quando acordou no hospital, disse às autoridades que a arma era de seu padrasto, que foi preso por porte ilegal. Após algum tempo na cadeia, seu padrasto foi sequestrado e assassinado. A essa altura, já tinha uma grande tatuagem em seu peito com as inscrições Bang Bang, uma referência ao tiro que deu em si mesmo, além de ter a inscrição “In Memory Of Rabbit, It’s Up To Me" tatuada em seu braço (uma homenagem ao seu falecido padrasto) que tinha sido o pai que Lil Wayne não teve. Em 6 de Dezembro de 2005, lança "Tha Carter II" que solidificou sua posição como rapper contemporâneo. O álbum vendeu mais de 238.000 cópias, estreando em segundo no Billboard Top 200 e ganhando Platina. O principal single do álbum,"Fireman" se tornou um hit nos estados unidos,alcançando a posição #32 no Billboard Hot 100.O segundo single,"Grown Man" não fez tanto sucesso devido a falta de publicidade e por não ter um clip. O terceiro single, "Hustler Muzik" teve um clip dedicado a ele, mas não obteve muito sucesso, tendo pouca repercussão. No mesmo ano Wayne faz uma declaração ousada ja que Jay-Z estava na época de se aposentar, Wayne disse que era o Melhor Rapper Vivo. Em 1997, Lil Wayne se juntou ao grupo Hot Boys, que também incluia os rappers Juvenile, BG e Turk. Hot Boys estreou com Get It How U Live! naquele ano.Lil Wayne se tornou o grande astro do grupo quando no estúdio inventou uma palavra que mudou a cultura POP para sempre, sendo ela "Bling Bling" em 1999 quando o grupo teve um grande sucesso. Também em 1999, Lil Wayne lançou seu primeiro álbum de platina Tha Block Is Hot, vendendo mais de um milhão de cópias nos os EUA. Apesar de seus próximos dois álbuns Lights Out (2000) e 500 Degreez (2002) não foram tão bem-sucedidos (apenas o estatuto de Gold chegar), Lil Wayne atingiu maior popularidade em 2004 com Tha Carter, que incluía o single "Go DJ" . Wayne também apareceu no top 10 junto com o grupo Destiny's Child com o single, "Soldier" naquele ano. Em 2004 ainda "Tha Carter", fez com que Lil Wayne se tornasse o mais famoso como liricista fora do sul, pois nessa época, os rappers do sul eram estereotipados por terem pouca ou nenhuma habilidade lírica.
Em 2005, fundou a gravadora Young Money Entertainment. "Like My Daddy" chegou na posição #21 do Billboard Hot 100. Em 2006 e 2007, Lil Wayne lançou várias mixtapes e apareceu em vários populares rap e R&B de singles. Seu álbum mais bem sucedido, "Tha Carter III", foi lançado em 2008, que passou a vender mais de 1,5 milhão de cópias nos EUA na primeira semana de lançamento, e vendeu mais de 3,5 milhões de cópias nos Estados Unidos. Se tornando um dos maiores clássicos do hip-hop mundial. Ele incluiu o single número um "Lollipop", e ganhou o Prêmio Grammy de Melhor Álbum de Rap. Lil Wayne lançou seu álbum de estréia no rock, Rebirth, em 2010, principalmente para a recepção negativa dos críticos. O álbum finalmente foi ouro. Em março de 2010, Lil Wayne começou a servir uma sentença de prisão de oito meses em Nova York após ser condenado por posse ilegal de arma decorrentes de um acidente em julho de 2007. Enquanto estava na prisão, ele lançou outro álbum intitulado I Am Not a Human Being em setembro de 2010, com artistas da Young Money Drake, Nicki Minaj , Lil Twist e Young X. Lil Wayne lançou em Janeiro de 2012 um single com Bruno Mars intitulado "Mirror" que desde ai tem sido um sucesso.
Tem 4 filhos. A primogénita, Reginae, nasceu quando tinha 15 anos, com sua então namorada Antonia "Toya" Carter. Wayne e Toya casaram no Dia dos Namorados de 2004 e se divorciaram em 2006. Seu segundo filho, Dwayne III, nasceu em 22 de outubro de 2008 no Christ Hospital, em Cincinnati, Ohio,Estados Unidos. Seu terceiro filho, Lennox Samuel Ari, com a atriz Lauren London, em 9 de setembro de 2009. O seu quarto filho, Neal, com a cantora Nivea B. Hamilton, nasceu em 30 de novembro de 2009.
Lil Jon, nome artístico de Jonathan Mortimer Smith, (27 de Janeiro de 1971 em Atlanta, Geórgia) é um rapper, produtor, DJ e ator americano, além de ser fundador da gravadora BME Recordings. Criador do estilo Crunk, que consiste num estilo pesado, variando do Hip Hop, mas possui batidas muito mais dançantes e fortes, que animam a música. Lil Jon começou como Dj, e em 1989 terminou sua carreira em "Atlanta's Douglass High School". Em 1996, ele conheceu Lil Bo e Big Sam, assim formaram o grupo Lil'Jon & The East Side Boyz, para criar o álbum Get Crunk, Who U Wit: Da Album.Na época em que trabalhava como DJ com o seu tio Chris Judged e T-Pain em Atlanta, despertou o interesse de Jermaine Dupri (considerado um dos maiores produtores da história de todo o hip-hop). Assim Dupri chamou Jon para trabalhar no seu selo So So Def, ele apresentava um programa na rádio V103, fez vários remixes para artistas como: Usher, Ludacris, Too Short e Xscape.
Snoop Dogg, nome artístico de Calvin Cordozar Broadus (Long Beach, 20 de outubro de 1971), é um rapper e ator americano. O segundo de três filhos de Beverly Broadus com Vernall Varnado, um veterano do Vietnã, cantor e carteiro, mencionado por Doggy como frequentemente ausente de sua vida. Batizado com o nome do seu padrasto, ganhou o apelido de "Snoop" de sua mãe e adotou o nome artístico de "Snoop Doggy Dogg" quando começou a gravar. Em meados de 2012, após uma viagem à Jamaica, anunciou que vai mudar o nome artístico para Snoop Lion e cantar músicas que "filhos e avós possam ouvir". Snoop já atuou no cinema, com participações em desenhos.
Tupac Amaru Shakur (Nova Iorque, 16 de junho de 1971 - Las Vegas, 13 de setembro de 1996), mais conhecido pelos seus nomes artísticos 2Pac,Makaveli ou apenas Pac, foi um rapper estadunidense. Críticos e membros da indústria fonográfica o nomeiam como o maior Rapper de todos os tempos. Em 2010, ele já havia vendido pelo menos 75 milhões de cópias pelo mundo. Além de ser músico, Tupac também foi ator e ativista social. A maioria das suas canções trata sobre como crescer no meio da violência e da miséria nos guetos, o racismo, os problemas da sociedade e os conflitos com os outros rappers. O trabalho de Shakur é conhecido por defender a igualdade política, econômica, social e racial. Antes de entrar para a carreira artística, ele era umroadie e dançarino de hip hop alternativo. Começou a fazer sucesso quando entrou para o grupo Digital Underground.
Shakur tornou-se alvo de diversas ações judiciais e sofreu outros problemas legais. No início de sua carreira, ele foi atingido por cinco tiros e assaltado no corredor de um estúdio de gravação em Nova Iorque. Após o incidente, Tupac começou a suspeitar que outras figuras da indústria do rap ficaram sabendo do acontecido e não avisaram Shakur, o que desencadeou a rivalidade entre as costas Leste e Oeste. Mais tarde, Shakur acabou sendo condenado por abuso sexual e ficou preso durante onze meses, tendo sido liberado da prisão em um recurso financiado por Suge Knight, diretor executivo da Death Row Records. Em troca da ajuda de Suge, Tupac teve de gravar três álbuns sob o selo Death Row.
Na noite de 7 de setembro de 1996, Tupac, dentro do carro de Suge, foi atingido por quatro tiros em um tiroteio, na cidade de Las Vegas. Ele faleceu seis dias depois, vítima de insuficiência respiratória e parada cardíaca, na Universidade Médica de Nevada. Após sua morte, o jornal americano The New York Times o citou como "o maior rapper de todos os tempos".
Wiz Khalifa, nome artístico de Cameron Jibril Thomaz (Minot, Dakota do Norte, Estados Unidos, 8 de Setembro de 1987), É um rapper e ator norte-americano. Em 2006, Khalifa lançou seu álbum de estréia, Show and Prove, antecedendo sua entrada na Warner Bros em 2007. Sua canção Say Yeah foi bem nas paradas de 2008, como na Rhythmic Airplay Chart e na Billboard Rap Songs, recebendo airplay nas rádios. Na Warner, Wiz realizou seu segundo álbum de estúdio, Deal or No Deal no final de 2009, mais especificamente em Novembro. Entre estes períodos ele realizou várias mixtapes. Em 2010 ele entrou naAtlantic, para realizar seu terceiro álbum de estúdio e o primeiro majorado por um selo; intitulado Rolling Papers, que conta com participações de Too Short, Curren$y e Chevy Woods. O álbum contém o single Black and Yellow, que chegou ao primeiro lugar no Billboard Hot 100 e fez o rapper ficar conhecido em todo o mundo.
Eminem, nome artístico de Marshall Bruce Mathers III (St. Joseph, 17 de outubro de 1972), é um rapper, compositor, produtor musical e atorestadunidense. Adquiriu rápida popularidade em 1999 com o lançamento do disco The Slim Shady LP, o qual venceu o Grammy Award de Melhor Álbum de Rap. O seu próximo trabalho, The Marshall Mathers LP, se tornou o álbum solo mais vendido na história dos Estados Unidos. Tal fato o tornou conhecido no mundo inteiro, e ajudou para a divulgação de sua gravadora, a Shady Records, e do seu grupo, o D12.
The Marshall Mathers LP e o seu terceiro disco, The Eminem Show também conquistaram o Grammy Awards, tornando ele o primeiro artista a conquistar o prêmio de Melhor Álbum de Rap por três vezes consecutivas. Em 2003, venceu o Oscar de melhor canção original com "Lose Yourself", que esteve presente no seu filme semi-biográfico 8 Mile. "Lose Yourself" iria se tornar o single que por maior tempo ocupou a primeira posição das paradas de hip hop. Em 2004, boatos sobre o fim de sua carreira foram anunciados após o lançamento do álbum Encore, que foram encerrados com o anunciamento de Relapse, oficialmente disponibilizado em 15 de maio de 2009. De acordo com a Nielsen SoundScan, Eminem é o artista que mais vendeu na década nos Estados Unidos e atualmente está na 71ª posição recordistas de vendas de discos da história do país segundo o ranking da RIAA, e no mundo tem mais de 90 milhões de álbuns vendidos, tornando-o um dos artistas recordistas de vendas de discos. Em 2010, lançou Recovery, no qual estava presente o single "Love the Way You Lie", cujo videoclipe recebeu mais de 430 milhões de visualizações no YouTube. Recovery tornou-se o sexto álbum consecutivo de Eminem a estrear na primeira posição das paradas do Estados Unidos. De início, o álbum ficou por cinco semanas consecutivas no topo, retornando posteriormente para outras duas, e somando sete semanas em primeiro lugar, no total.
Eminem foi escolhido como o 79° na lista dos "100 Melhores Artistas de Todos os Tempos" da VH1. Em uma lista similar, foi ranqueado em 82° pela revistaRolling Stone. Incluindo o trabalho com o D12, Eminem acumula 9 álbuns no topo da Billboard Top 200, sendo 7 solo (6 de estúdio, 1 compilação) e 2 com o D12. Ele tem 13 singles na primeira posição em todo o mundo. Tal sucesso fez Eminem ser reconhecido pela Billboard como o Artista da Década. De acordo com a mesma Billboard, o rapper teve dois dos cinco álbuns mais vendidos entre 2000 e 2009. Eminem também já vendeu mais de 17 milhões de downloads de suas músicas apenas nos Estados Unidos. Em 2010, a MTV classificou Eminem como o sétimo maior ícone da história da música pop.
Assinar:
Postagens (Atom)